sábado, 30 de novembro de 2013

Colóquio "Alimentação Saudável e Perturbações do Comportamento Alimentar


Pele Saudável com uma Boa Nutrição

O recurso ao botox ou gastar centenas, por vezes milhares de euros em cremes que fingem desafiar a idade, não são as únicas formas de manter a sua pele com um aspeto fresco, vigoroso e saudável. Uma das estratégias mais eficazes para fortalecer a saúde da sua pele é nutrir o corpo através de uma alimentação saudável e equilibrada. As investigações demonstram que consumir certos tipos de alimentos pode ajudar a prevenir rugas, danos causados pela exposição ao sol e manter a pele hidratada.

Laranja, frutos vermelhos e produtos hortícolas

A fruta e legumes que possuem pigmentação vermelha apresentam altas taxas de antioxidantes que ajudam a prevenir o enrugar precoce da pele. As batatas-doces, tomates e o melão, por exemplo, podem ajudar a manter a sua pele firme e brilhante. Acrescente mais frutas e legumes como estes à sua alimentação diária. Em vez de fazer puré de batata ou batatas cozidas com a batata regular, utilize batatas-doces com um pouco de açúcar amarelo e um pouco de manteiga. Quando fizer uma sandes ou salada para o lanche, acrescente umas fatias de tomate, e troque as batatas fritas ou salgados por fatias frescas de melão.

domingo, 17 de novembro de 2013

17 de novembro - Dia Mundial do Não Fumador

O Projeto de Educação para a Saúde da EPDRA, assinala o Dia Mundial do Não Fumador com uma exposição sobre o tabaco e os seus malefícios no Pavilhão Agroalimentar, da Herdade da Murteira.
Não deixes de nos visitar! :)

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

14 de novembro - Dia Mundial da Diabetes

No dia 14 de novembro assinala-se o Dia Mundial da Diabetes. Em 2013, e à semelhança do que aconteceu em 2012, a data vai ser comemorada sob o tema "Diabetes: Proteger o nosso futuro”, salientando a necessidade do reforço da educação sobre a diabetes e dos programas de prevenção.
Destacam-se ainda quatro mensagens-chave:
  • Países mais populosos do mundo: 1 - China; 2 - Índia; 3 - Diabetes; 4 - Estados Unidos da América; 5 - Brasil
  • Uma em cada duas pessoas com diabetes não sabe que é diabética. Você está em risco? 
  • Diabetes: Conhecer as complicações
  • Diabetes: Não discrimine 
Existem atualmente 371 milhões de pessoas que vivem com diabetes e 280 milhões estão em alto risco de desenvolver a doença, de acordo com a Federação Internacional da Diabetes.
A campanha do Dia Mundial da Diabetes 2013 marca o quinto e último ano da campanha para 2009-2013 - "Educação e prevenção da diabetes" -, promovida pela Federação Internacional da Diabetes (International Diabetes Federation) - Europa. 
Objetivos gerais da campanha:
  • Incentivar os governos a implementar e fortalecer políticas para a prevenção e controle da diabetes e suas complicações
  • Disseminar ferramentas para apoiar as iniciativas nacionais e locais para a prevenção e controle da diabetes e suas complicações
  • Destacar a importância da educação baseada em evidências, na prevenção e no controle da diabetes e suas complicações
  • Aumentar/incrementar a consciencialização dos sinais de alerta da diabetes e promover ações para incentivar o diagnóstico precoce
  • Promover ações para reduzir os principais fatores de risco para a diabetes tipo 2
  • Promover ações para prevenir ou retardar as complicações da diabetes.

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Desafio Saudável

O "EPDRA com saúde" propõe a toda a comunidade educativa o seguinte desafio:
Para ajudar ao cumprimento da meta número 5, nada melhor do que prestar-mos atenção às cores. :)
 Votos de um mês muito saudável!!! :D

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Teatro-Debate "Nem Muito Simples Nem Demasiado Complicado"

O EPDRA com Saúde está de volta para mais um ano letivo!
Nada melhor que recomeçar com mais uma iniciativa da Equipa de Educação para a Saúde.
A não perder, amanhã, dia 5 de novembro de 2013, o teatro-debate "Nem Muito Simples Nem Demasiado Complicado", no auditório da EPDRA.

terça-feira, 9 de julho de 2013

Boas Férias!!!

O "EPDRA com saúde" deseja a todos os professores, funcionários e alunos da Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes umas excelentes e saudáveis férias!!!

Até setembro...

domingo, 2 de junho de 2013

terça-feira, 21 de maio de 2013

Gabinete de Apoio ao Aluno - Perguntas e Respostas



Pergunta:

     
“Existem pessoas que quando são magoadas nos sentimentos através de palavras ou agressão física, conseguem reagir expressando-se e assim conseguem lidar com as mágoas na sua intimidade. Mas existem os que não conseguem expressar-se quando são magoados e assim ficam obcecados. ”
      “Qual a solução para se livrar das mágoas?”


Resposta:

      A forma como nós reagimos aos acontecimentos resulta dos mecanismos de defesa que nós desenvolvemos durante o processo de socialização, isto é, o que resulta da nossa experiencia de vida, e muitas vezes somos nós que estamos preparados pois não desenvolvemos estes mecanismos de defesa. Este facto torna difícil gerir os conflitos que vão surgindo.

     Existem várias estratégias para a gestão de conflitos, como por exemplo:

- Ignorar o conflito ou provocação, o que dá algum bem-estar imediato mas não resolve.

- Enfrentar o conflito, perdendo ou ganhando, e que depende da forma como se encara o mesmo.

- Negociar o conflito com a ajuda de terceiros, isto é, amigos ou pessoas de confiança. 

     Concluindo, deve-se ter uma postura mais descontraída perante estes conflitos e não exigir tanto de nós próprios quando tentamos passar a imagem de que tudo está bem.

    As mágoas são conflitos não resolvidos e por isso deves expressar as tuas emoções de modo a que te sintas respeitado pelos teus colegas, não deixares de dizer o que te magoa e procurar fazê-lo na presença de pessoas que te apoiem.


_________________________________________


Pergunta

Por que motivo os mosquitos são responsáveis pela transmissão do paludismo e da malária e não transmitem o vírus da SIDA?


Resposta

As picadas de artrópodes (insetos, aracnídeos, entre outros) podem transmitir várias doenças, como a malária e a dengue. Porém o HIV, vírus considerado por quase todos os especialistas como o causador da SIDA, não é transmitido através de uma picada de um mosquito, por vários motivos:


1 - A quantidade de sangue que o inseto suga de uma pessoa infetada é muito pequena e insuficiente para contaminar outra, ou seja, estatisticamente, o mosquito teria que picar inúmeras pessoas infetadas para "sugar" um único vírus pois o HIV é encontrado em baixíssima concentração no sangue. Porém, como o mosquito se alimenta de pouco sangue, apenas uma pessoa picada já é uma farta "refeição" para ele (ou melhor, para ela, pois só as fêmeas se alimentam de sangue).



2 - O sangue "sugado" não é injetado no momento da picada, o que reduz ainda mais as hipóteses de transmissão viral.



3 - O vírus da dengue e o protozoário da malária possuem mecanismos que impedem que sejam destruídos no "aparelho digestivo" dos insetos. Assim, conseguem-se reproduzir e migrar para as glândulas salivares do animal. No momento da picada, esses microrganismos são transmitidos à vítima. Porém, o HIV não tem essa capacidade e é inativado rapidamente, não sendo encontrado na saliva (ela sim, é injetada na pessoa picada) do mosquito.



4 - O HIV só atinge alguns tipos de células do nosso sistema imunitário (que precisam ter um recetor específico), que não existem nos insetos. Portanto, não consegue infetar o mosquito, tendo uma sobrevivência curta no animal.



Nota: Basta observar os dados epidemiológicos sobre HIV /SIDA em África. As áreas de maior concentração de insetos (zonas rurais) são geralmente as que têm o menor número de pessoas infetadas.
_________________________________________

Pergunta

Tenho um problema com o meu peso e gostaria de saber como poderei alterar o meu corpo pois sou criticado pelos meus colegas, o que não me permite estar à vontade.



Resposta

  O controlo das nossas emoções implica todas as relações que nós estabelecemos com o mundo exterior, onde está implicado não só a relação com os outros mas também a relação com nós mesmos.

      As relações com nós mesmos implica a forma como nós gerimos os nossos afetos e o que nos pode influenciar é:

- A nossa auto-estima;

- A nossa auto-confiança;

- A nossa segurança ou insegurança (Por vezes nós temos um sentimento de insegurança e refugiamo-nos na alimentação, mas isso só nos dá um prazer imediato;

- A nossa capacidade de auto-controle, sendo que esta a última é sempre sobre uma coisa, situação, pessoa, como por exemplo, a alimentação.

    Se temos dificuldade em controlar os nossos impulsos isso acaba por se espelhar no nosso comportamento alimentar.

    Quando a nossa auto-estima, a nossa auto-confiança e a nossa segurança ou insegurança estão para baixo, nós não temos uma boa imagem de nós mesmos e muitas vezes sentimos um vazio, uma insatisfação e recorremos a qualquer coisa externa para nos preencher, que nos dá prazer imediato (comida) mas não nos resolve os problemas e que a longo prazo traz-nos mais problemas.

     Tem de existir interiormente uma Motivação para mudar e essa motivação permitirá trabalhar os quatro aspetos referidos anteriormente tendo em vista um Projeto de Vida para si.

     Esse Projeto de Vida passa por:

1º Pôr no papel o que se gosta, o que não se gosta e o que se gostaria de mudar (aspectos físicos, escolares, relacionamentos entre pares e família);

2º Ponderar o que deve mudar (se calhar mudamos coisas que são irracionais e haverá outras mais importantes e mais simples);

3º Como mudar;

4º Pôr o processo em marcha

            Como?

     Fazendo mudanças no comportamento alimentar, nos nossos hábitos de vida como o exercício físico adequado e uma correta higiene do sono, e procurar o acompanhamento de um nutricionista.

domingo, 14 de abril de 2013

Colóquio "Higiene do Sono"

No passado dia 12 de abril, o anfiteatro da Herdade da Murteira, na Epdra, recebeu o Dr. Daniel Alfaiate, neurofisiologista do Hospital de Torres Novas, como orador do colóquio "A importância da higiene do sono no desenvolvimento humano e no desempenho profissional". A este colóquio assistiram as turmas EF6, A2A, A2B/A8 e Z4/Z6.
Esta iniciativa procurou consciencializar e alertar os alunos para os malefícios de uma má higiene do sono. Dormir faz bem e é essencial, desde que feito de uma forma saudável.



quarta-feira, 10 de abril de 2013

Debate interativo "Sexualidade Segura"

Decorreu no dia 9 de abril, no anfiteatro da Herdade da Murteira, na EPDRA, o debate interativo "Sexualidade Segura", destinado às turmas do primeiro ano do ensino profissional. Neste sentido, estiveram presentes as turmas A1, A2A, A2B e A8. O organização do debate teve a parceria do Centro de Saúde de Abrantes e foi moderado pela enfermeira Paula Gil.
Porque uma imagem vale mais do que mil palavras...



sábado, 9 de março de 2013

14 de março - Dia Mundial do Rim

A Sociedade Portuguesa de Nefrologia assinala, no dia 10 de Março, o Dia Mundial do Rim, este ano subordinado ao tema "Proteja os seus rins, salve o seu coração", focando a relação entre a doença renal crónica e as doenças cardiovasculares. Esta ligação, reconhecida por ser tão importante, sublinha que os indivíduos que sofrem de doença renal crónica estão mais susceptíveis a desenvolver doenças cardiovasculares complicadas, nomeadamente o enfarte do miocárdio.

 A Sociedade Portuguesa de Nefrologia irá levar a cabo diversas iniciativas por todo o país, nomeadamente acções de sensibilização em escolas e universidades seniores, de modo a alertar a população para o problema da doença renal crónica. Em todo o mundo, mais de cem Países vão assinalar a efeméride.

Uma das principais funções dos rins, que se assemelha à função de um filtro, consiste na "limpeza" do sangue dos resíduos tóxicos resultantes do funcionamento do organismo (metabolismo). Mas, para além disso, têm uma função muito importante na regulação da quantidade de água e sal, no controlo da tensão arterial, na quantidade de sangue produzida pela medula óssea, na produção de vitamina D e, de uma forma geral, no equilíbrio das funções endócrinas do corpo.

Em Portugal, estima-se que cerca de 800 mil pessoas deverão sofrer de doença renal crónica, considerando qualquer uma das suas cinco fases ou estádios de evolução. A progressão da doença é muitas vezes silenciosa, isto é, sem grandes sintomas, o que leva o doente a recorrer ao médico tardiamente, já sem possibilidade de qualquer recuperação. Na fase mais avançada da evolução da doença, ou estádio 5, surge o esgotamento total das funções renais, que terão de passar a ser substituídas pela diálise ou por um transplante.

Todos os anos surgem mais de dois mil novos casos de doentes em falência renal, e por esse motivo já a necessitar de diálise, ou, nos casos em que isso é possível, de serem transplantados. Em Portugal existem actualmente cerca de dezasseis mil doentes em tratamento substitutivo da função renal (cerca de 2/3 em diálise e 1/3 já transplantados), e cerca dois mil aguardam em lista de espera a possibilidade de um transplante renal.

terça-feira, 5 de março de 2013

"Eu Tu Ele Ela"

Decorreu no dia 4 de março (e não no dia 27 de fevereiro como estava previamente anunciado) o workshop "Eu Tu Ele Ela" dinamizado pela Câmara Municipal de Abrantes, em Parceria com a Universidade Aberta, no âmbito do projeto "Igualdade de Género e não Discriminação em Abrantes".
A sessão decorreu no pavilhão agroalimentar com a participação dos alunos das turmas A1 e X7, mostrando-se bastante interessados e empenhados na concretização das tarefas propostas.
Este workshop teve como objetivos os seguintes:
- Desconstruir conceitos e preconceitos associados às diferenças de género;
- Pensar sobre o papel da linguagem na criança e manutenção de conceitos e preconceitos;
- Sensibilizar para a invisibilidade das mulheres na História e nas Histórias das Literaturas;
- Divulgar a forma como diversas mulheres, em diferentes épocas, usaram a palavra escrita como forma de afirmação e expressão das suas preocupações, das suas aspirações e da sua identidade;
- Promover a igualdade de género, através da valorização do discurso e da ação das mulheres na conquista de direitos civis, sociais e políticos.

No entanto, como uma imagem vale mais do que mil palavras, eis as "provas"...




segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Workshop “Eu Tu Ele Ela”

No âmbito do projeto “Igualdade de Género e Não Discriminação em Abrantes” irá ser levado a cabo em parceria com a Universidade Aberta o Workshop “Eu Tu Ele Ela”História (s), conceitos, (des)igualdades dirigida à população escolar do ensino secundário.
O workshop será constituído por dinâmicas de grupo, oficina de escrita criativa, reflexões e debate em grupo sobre práticas (des)promotoras de (des)igualdades com o objetivo de sensibilizar a comunidade educativa para questões de tolerância e diversidade na construção de um mundo mais justo, mais livre e mais solidário.

A atividade será realizada no Pavilhão Agroalimentar, com as turmas A1 e X7, no dia 27 de Fevereiro, durante a tarde.

PES - Gabinete de Apoio ao Aluno



segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

A importância de um abraço...

O abraço melhora a memória e o bem-estar físico.
Dar um abraço a alguém que se conhece pode reduzir o stress, o medo, a ansiedade, a tensão arterial e até melhorar a memória, garante Jürgen Sandkühler, especialista do Centro de Investigação Cerebral da Universidade Médica de Viena, na Áustria, a propósito do Dia Nacional do Abraço que se celebra esta segunda-feira em vários países. 

Os efeitos positivos são causados pela secreção da oxitocina - a chamada "hormona do amor" - produzida pela glândula pituitária, situada no cérebro, e conhecida por aumentar os laços entre as pessoas, nomeadamente entre pais e filhos e entre casais. 
O Dia Nacional do Abraço, comemorado no Reino Unido, Alemanha, China, Austrália ou Estados Unidos nasceu em 1986 pela mão dos norte-americanos Kevin Zaborney e Adam Olis. 
A escolha do dia 21 de janeiro deve-se ao facto de a data estar exatamente entre o Natal e o dia de São Valentim. Acredita-se que neste período as pessoas tendem a estar mais emocionais.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Ser integral ou não? Eis a questão...

Nos dias de hoje parece que «o que é nacional é bom» se transformou em «o que é integral é bom», crença que leva muitas pessoas (em especial as mulheres) a ficarem desesperadas e sem perceber porque engordam, em vez de emagrecerem, já que nem comem pão.
A falsa ideia de que o pão engorda, aliada ao facto de se saber que a fibra é essencial ao bom funcionamento intestinal e dá uma sensação de saciedade, é utilizada por fabricantes de bolachas e de outros produtos de pastelaria de forma abusiva e enganadora.
São às dezenas as embalagens de bolachas com grandes títulos que enfatizam a presença de fibra, com a palavra «integral» destacada, como que a prometer «comam bolachas e sejam magros»!
Mas o que os fabricantes não dizem é que, para além da fibra (que nem sempre é tanta assim), as bolachas são riquíssimas em gorduras vegetais hidrogenadas e em açúcar (também chamado de açúcar amarelo, açúcar invertido, xarope de glucose, frutose, etc.).
Vamos analisar o rótulo de umas «bolachas integrais com maçã», quer em relação à lista de ingredientes, quer em relação à informação nutricional. De referir que este é apenas um exemplo, mas as diferenças entre as várias marcas são mínimas.
Na lista de ingredientes encontramos, por ordem decrescente, os ingredientes que serviram de base para fabricar as bolachas:
  • Farinha de trigo integral.
  • Gordura vegetal hidrogenada (o segundo ingrediente; ou seja, o que aparece em maior quantidade logo após a farinha).
  • Farinha de trigo enriquecida (em vitaminas e minerais).
  • Açúcar amarelo.
  • Açúcar invertido.
  • Sumo de maçã em pó (1,3%; ou seja, uma quantidade ínfima).
  • Leite em pó magro.
  • Fibra alimentar (inulina).
  • Levedantes (hidrogenocarbonato de cálcio e de amónio).
  • Sal.
  •  Aroma idêntico ao natural.
Vamos agora esmiuçar nutricionalmente 100 g dessas bolachas.
Imagine que, ao longo do dia, come um terço do pacote destas bolachas (aproximadamente 100 g) - o que não é difícil de acontecer. Pois bem, nessa quantidade de bolachas existem 479 calorias. 
Se está a fazer uma dieta de 2000 calorias, por exemplo, veja o que representam estas bolachas. São quase um quarto das calorias que pode comer ao longo do dia e ainda deve contabilizar os lacticínios, a fruta, a carne/peixe, arroz/massa, legumes, etc.
Para ingerir essa quantidade de calorias teria que comer mais de 4 carcaças simples. Uma carcaça pesa 45 g e tem cerca de 110 calorias.
Após comer 100 g de bolachas terá ingerido 2 g de fibra, o que é muito pouco, tendo em conta a recomendação de consumo de 20-35 g de fibra diariamente.
Se precisássemos das bolachas integrais para obter a fibra recomendada teríamos que comer alguns pacotes por dia... e a que preço, para a carteira e para a saúde! 
Outras marcas apresentam teores de fibra, por 100 g, maiores (até 6-8 g), mas a quantidade de gorduras e, em alguns casos, de açúcar, que essa fibra arrasta não justifica que se comam bolachas para obtenção de fibra.
Uma alimentação que contenha fruta, legumes e vegetais, sopa, pão de mistura ou integral e/ou cereais prontos a consumir com fibras e leguminosas fornecerá a quantidade de fibra necessária ao seu corpo. 
Ao analisar o rótulo das bolachas vemos que têm 22,2g de gordura por cada 100 g de produto. Veja só que o pão, se não lhe adicionar manteiga, margarina ou outro alimento qualquer, possui menos de 2 g de gordura. Isto só vem provar que não é o pão que engorda, mas sim os alimentos que o acompanham.
Com isto não se conclua que não se deve comer bolachas, pois se o fizer com conta, peso e medida, não terá qualquer problema. 
Lembre-se apenas que não são tão leves como parecem (pelo menos em termos de calorias) e que, dada a facilidade com que se comem, podem ser uma armadilha para a linha.
E uma coisa é gostar das ditas bolachas, outra coisa é achar que são melhores que o pão. Isso, nunca!